A Gestão financeira contribui para uma melhor observância dos custos e do resultado das vendas ou serviços. Não saber quanto custa seu produto, suas mercadorias ou os serviços que são prestados, fica impossível saber por quanto deverá comercializá-los, bem como, não se saberá a real margem de lucro.
Por outro lado, lucro não o cálculo do que entrou menos as despesas, deve-se incluir, por exemplo, reposição de estoques, desgastes de ferramentas e equipamentos, veículos, instalações, entre outros que são intangíveis. Em dado momento, o empresário deverá substituir equipamentos obsoletos, ferramentas gastas, modernizar suas instalações, lançar novos produtos, isso tudo exigirá dinheiro.
Podem ocorrer momentos em que o gestor precise de recursos para honrar seus compromissos pontuais, tais como, pagamento de folha de funcionários, compra de matéria prima, pagamento de fornecedores, ou outra necessidade inerente ao negócio, onde o fluxo de caixa ou capital de giro insuficiente leva à tomada de algumas alternativas:
- Solicitar empréstimo bancário, o que não é muito recomendado em virtude das garantias exigidas, taxa de juros elevadíssimas.
- Utilizar o cheque especial como extensão de sua conta corrente, desta forma pagará juros exorbitantes tornando esta prática extremamente arriscada e onerosa.
- Vender ou antecipar os recebíveis, isto é, cheques pré-datados, boletos e duplicatas via empresas de fomento mercantil (Factoring) sendo uma excelente alternativa para regular o fluxo de caixa e o capital de giro.
- Negociar um prazo maior junto aos fornecedores, é uma possibilidade, todavia pode gerar alguma restrição ou alerta junto ao fornecedor o que eventualmente poderá implicar em mudanças no regulamento comercial até então conquistado.
- Antecipar vendas realizadas via cartão de crédito, é uma operação automatizada, principalmente se realizada no próprio banco ao qual os recebimentos estão vinculados, deve-se observar, no entanto, a taxa de desconto aplicadas.
Ou seja, quando uma empresa fica sem capital de giro, tudo fica mais difícil, para isso exige-se um bom planejamento de investimentos, receitas, despesas e fluxo de caixa.