Factoring, quando é estratégico?

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Factoring, quando é estratégico?

O fomento mercantil, também conhecido como factoring representa uma das alternativas para que empresas antecipem suas receitas, mediante comprovação de liquidez por parte da empresa devedora conhecida também como cedente.

O crédito mercantil por ser definido como uma operação financeira alicerçada na confiança, ou seja, a empresa de factoring que empresta capital o faz contando com a credibilidade da empresa que toma o dinheiro adiantado, não se tratando apenas de uma concessão de crédito comum igual ao praticado pelos bancos. No fomente mercantil, o objetivo não é financiar um projeto, cobrir rombos ou realizar uma expansão.

Funciona como um adiantamento de valores a receber, assim, a empresa toma dinheiro adiantado da empresa de factoring apresentando os títulos em garantia. A finalidade aqui é estimular, fomentar a atividade produtiva de um modo amplo. A empresa que pede crédito apresenta títulos como cheques e duplicatas, parcelas a vencer e tudo que demonstre o recebimento de receitas futuras.

A vantagem de utilizar empresas de fomento mercantil é ter um melhor controle do capital de giro e do próprio fluxo de caixa, possibilitando adquirir matérias primas à vista com desconto, isso com uma taxa de juros competitiva.

A base do crédito mercantil está alicerçada na análise de crédito e não no patrimônio líquido atual, por isso, o crédito é concedido conforme o valor estimado da empresa e do montante que tenha a receber de seus clientes. Embora o fator confiança seja fundamental, a verdade é que existem riscos que os bancos não estão dispostos a assumir, em virtude disso, operações de factoring é realizada por poucas instituições financeiras. Tudo dependerá de quanto se pretende adiantar, da liquidez dos títulos apresentados e até do panorama do setor em que a empresa devedora atua.

No processo de análise de crédito atenta-se para o score de crédito, este não se constrói de uma hora para outra, empresas de fomento mercantil também se cercam de cuidados antes de antecipar dinheiro. Neste sentido, o mesmo procedimento realizado por instituições financeiras e bancos antes de antecipar valores, também é seguido pelas empresas de factoring onde entram em cena os chamados “5cs do crédito”: Caráter

Nesse sentido, o que vale para os bancos também vale para as empresas de factoring. É onde entram em cena os chamados “5 Cs do crédito”:

Caráter: quanto mais reto o caráter demonstrado do passado, maior as chances de obter crédito mercantil.

Colateralidade: refere-se às garantias materiais apresentadas, ou seja, o que conta são os títulos de propriedade futura como parcelas e duplicatas.

Capacidade: a empresa deve demonstrar capacidade em se manter organizada, haja vista que o adiantamento visa fomentar a atividade produtiva, não indicado para empresas que não tenham uma boa gestão.

Capital: representa o conjunto de ativos de uma empresa. Uma empresa capitalizada tende a honrar seus compromissos, enquanto as que vivem no sufoco seguem em direção oposta.

Condições: serve para avaliar se o momento da empresa que solicita crédito é adequado para esse tipo de operação devendo ser avaliadas as expectativas e projeções para agora e para o futuro, além da atuação de concorrentes no mercado.