Presente no mundo todo, essa atividade comercial funciona como um processo mercantil, no qual uma empresa (cliente) recebe à vista da empresa de factoring o valor de uma venda a prazo feita a terceiros, ou seja, o factoring antecipa o crédito, compra a duplicata e passa a ser a responsável pela cobrança e recebimento da venda ou a administradora dos recursos que serão recebidos no futuro. O factoring pode antecipar o pagamento de cheques, pagamentos com cartões de crédito, duplicatas, recebíveis e outras vendas efetuadas a prazo.
Os perfis das empresas atendidas por Factorings são variados, desde micro, pequenas e médias empresas, que estão começando no mercado, até aquelas que já estão consolidadas. Essa diversidade é atestada pelo fato de que ao contratar o factoring, as empresas desejam obter capital de giro e gestão financeira adequada, ou seja, ao contratar uma empresa de fomento mercantil, não significa que estejam endividadas ou em risco, mas sim que desejam antecipar operações de investimento do negócio.
Vantagens e benefícios
Entre as principais vantagens de se contratar o factoring estão a relação mais direta entre a empresa e o cliente, a menor burocracia durante as operações e o custo muito menor dos fatores de desconto aplicados aos processos, mais baratos se comparados aos custos de um cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo.
Ao contratar o factoring, o gestor da empresa firma um “contrato de fomento comercial”. Tal contrato poderá permitir a compra de direitos creditórios, originados das vendas mercantis, que se caracterizam por serem títulos de crédito recebíveis. Além disso, os títulos os quais a empresa deseja antecipar, os chamados recebíveis, podem ser enviados de forma virtual.
É necessário entender que factoring não pode ser confundido com um empréstimo bancário. A diferença é que ele é uma instituição comercial, que compra os direitos das empresas sobre vendas a prazo, ou seja, existe uma antecipação do que você já ganhou por um serviço prestado ou produto vendido, é necessário que haja uma venda em meio ao negócio. Outra diferença é que os recursos utilizados pelo factoring são próprios e a empresa de fomento não precisa da autorização do Banco Central para prestar o serviço.
Em expansão no Brasil, o factoring já é considerado uma das principais atividades de fomento mercantil da economia mundial. E mais que isso, é visto como a forma mais promissora de investimento e seguranças às pequenas e médias empresas que desejam conquistar espaço no mercado. Com um volume de negócios crescente, mais espaço tem sido aberto às empresas que oferecem fomento comercial porque cada vez mais os bancos retraem o fornecimento de crédito.