Sem dúvida, a melhor estratégia para não ter problemas com dívidas é buscar, a todo custo, não criá-las.
Buscar um empréstimo ou comprar a prazo pode significar a trajetória para o crescimento de muitas empresas, todavia é importante alguns cuidados para não transformar esse investimento em uma dívida que venha a impedir o desenvolvimento do negócio por problemas causados com a inadimplência.
Um dos maiores problemas para as pequenas empresas, principalmente, nos primeiros anos de atuação, é justamente o estrangulamento por empréstimos que não são suportados pelo fluxo financeiro da empresa.
É importante identificar os gastos desnecessários, os custos elevados, bem como, realizar um planejamento com a devida antecedência, entre outros. Alguns procedimentos que poderão contribuir com o equilíbrio financeiro de seu negócio são:
Esteja aberto a receber ajuda de uma consultoria especializada, estes profissionais ou empresas de consultoria indicarão através de diagnóstico prévio, os pontos que precisam de correção.
Utilize um confiável sistema de análise de crédito. Mesmos os mais conhecidos bureaus de crédito existentes no mercado, é importante entender a abrangência de cada consulta oferecida, existem consultas básicas que informam apenas restrições de cheques sem fundos representando uma consulta não indicada para certos tipos de transações comerciais onde envolva risco majorado. Saber identificar qual a opção de consulta é mais indicada para o tipo de negociação ou de cliente é salutar para manter uma boa liquidez.
Crie um planejamento e estabeleça metas, metas tangíveis a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo. Além de buscar diminuir gastos, conquistar novos clientes, recuperar dívidas dos inadimplentes, potencializar as vendas, desta forma haverá mais fôlego para chegar ao equilíbrio financeiro.
Tome decisões mais assertivas, as decisões erradas é a principal causa por levar milhares de empresas à falência antes mesmo de completarem os primeiros 03 anos de mercado. Aprender com os erros cometidos apontam para uma maturidade na gestão de um negócio, todavia, não repeti-los é um fator importantíssimo para traçar um crescimento equilibrado que possa trazer tranquilidade ao negócio.