Factoring, também conhecida como Fomento Mercantil ou Comercial é uma atividade comercial que se caracteriza pela aquisição (compra) de direitos creditórios (Títulos de crédito), por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo.
Operar com Factoring possibilita liquidez imediata para micros e pequenas empresas, não podendo ser confundida com a operação praticada pelos bancos.
A atividade de Factoring contempla alguns serviços específicos como: prestação de serviços a pequenas e médias empresas do setor produtivo, acompanhamento comercial e das contas a receber e a pagar, exame da situação creditícia da empresa, cobrança, suprimento de recursos onde a empresa-cliente poderá ceder à empresa de Factoring, no todo ou em parte, direitos (créditos) decorrentes de contratos de venda de produtos (venda mercantil) realizadas nos segmentos comercial, agronegócio, industrial, imobiliário, prestação de serviços, entre outras.
Mais popularmente, as empresas de Factoring compram títulos, duplicatas, cheques oriundos de vendas mercantis e/ou prestação de serviços, pagando à vista ao emitente, normalmente cliente da Factoring, e aguardará o vencimento de tais títulos para cobrá-los do sacado, podendo ou não assumir o risco na compra do título.
Atualmente as empresas possuem uma das maiores dificuldades de acesso ao crédito, por um lado devido as altas taxas de juros, burocracia excessiva impossibilitando que milhares de empresários consigam acesso a empréstimos e financiamentos para investir no negócio.
Diante destas dificuldades existe um tipo de operação simplificada utilizada para financiar o fluxo de caixa das empresas, o Factoring. Isto permite a antecipação de recursos de forma facilitada servindo como solução para a necessidade de capital das empresas em diversas situações. Logo, a empresa consegue antecipar suas vendas a prazo capitalizando de forma imediata aquilo que demoraria um certo prazo (futuro) para receber.
Na operação de Factoring, o valor pago pelos direitos a receber, são descontados por uma taxa de deságio que inclui uma taxa de juros e de risco de crédito. É por meio dessa taxa que a empresa de Factoring consegue precificar o risco de inadimplência envolvido nos créditos comprados e rentabilizar a operação. Por serem de natureza mercantil, e não financeira, as operações de Factoring não exigem registro junto ao Banco Central.