A saúde financeira de qualquer empresa é sempre um enorme desafio, haja vista que todos os empreendimentos passam por momentos de altos e baixos e o controle financeiro deve estar, a todo momento, sob total controle dos gestores.
Identificar a realidade financeira atual da empresa é salutar para poder traçar caminhos seguros para o crescimento, investimentos e expansão do negócio. Diagnosticar a saúde financeira de uma empresa indica qual a estabilidade ou maturidade em relação ao dinheiro, para isso, os principais aspectos avaliados são o planejamento, a precificação e o crédito.
Primeiramente, a organização e a implantação de processos que possam contribuir com o controle, transparência e acompanhamento dos índices representa um pré-requisito necessário para a obtenção dos controles necessários para tomadas de decisões, decisões mais assertivas.
Manter o fluxo de caixa de forma clara e atualizado relacionando todas as contas a pagar e a receber representa um primeiro passo para lograr o equilíbrio exigido no universo corporativo, isto pode ocorrer através de planilhas ou algum sistema de gestão empresarial.
Ter o controle das contas evitando surpresas desagradáveis é possível desde quando haja o acompanhamento do fluxo de caixa observando os compromissos futuros e a previsão de entrada de recursos levando em consideração que alguns pagamentos e recebimentos podem atrasar. A empresa precisa aprimorar seu fluxo de caixa projetado, aumentando o controle sobre aquilo que ainda está por vir.
Possuir um planejamento de longo prazo para vendas e prospecções pode contribuir muito, a empresa necessita saber exatamente quanto de receita deve gerar em cada período e como conquistar esses valores.
Implementar um controle eficiente de armazenamento e análise de dados resulta na previsão de custos e receitas apontam para novas oportunidades futuras logrando traçar metas e estratégias de médio e longo prazo, bem como, realizar projeções utilizando os dados pregressos para incrementar o controle e a saúde financeira do negócio.
Alcançar a saúde financeira de uma empresa, mesmo uma microempresa só será possível com comprometimento dos gestores, com a disciplina, com o avanço constante na organização e nos processos buscando fielmente o diagnóstico e as eventuais ações corretivas, desta forma, certamente a empresa crescerá.