Como tomar decisões mais assertivas

Home /Como tomar decisões mais assertivas

 

A assertividade é a capacidade de agir de forma correta, sincera e pontual, ou seja, uma competência muito difícil de praticar diariamente e que depende da prudência, experiência e maturidade gerencial para potencializar os resultados desejados.

Muitas empresas encerram suas atividades por ingerências provocadas, quase sempre, por decisões precipitadas, erradas, sem a devida maturidade gerencial, onde, não se pondera de forma ampla os efeitos e reflexos que as decisões provocarão a curto, médio e longo prazo. Por outro lado, nenhum empreendedor, de forma consciente, jamais decidirá absolutamente nada em seu desfavor, todas as decisões, inicialmente, são tomadas buscando a assertividade e o sucesso, todavia, a falta de conhecimento, a ausência de um suporte ou consultoria empresarial pode resultar em falência, prejuízos, inviabilidade financeira dentre outros problemas.

Normalmente haverá problemas antecedendo uma decisão que o empreendedor tenha que tomar, por isso, compreender qual o problema a ser enfrentado de maneira racional não deixando que o emocional interfira diretamente nas escolhas é um bom começo.

Buscar entender a raiz da situação a ser resolvida, ou objetivo a ser alcançado é sempre um ponto inicial interessante. Ponderar os pontos positivos e negativos também pode contribuir com decisões mais assertivas e adequadas.

Realizar uma análise pregressa identificando os pontos chaves que levaram à tomada de decisão servirá para entender as causas e os efeitos proporcionando maior clareza naquilo que se busca. A precipitação é a maior inimiga, ponha na mesa variadas possibilidades ou caminhos a seguir, analise, estude, pondere, simule ou antecipe-se imaginando se algo não ocorrer como previsto, neste caso, quais as consequências; seja criativo, haja com prudência e estratégia, anteveja os possíveis obstáculos, empregue seu conhecimento prévio até aqui adquirido, não vá além daquilo que possa suportar, esteja atento com o imprevisível.

Decisões assertivas estão diretamente ligadas ao planejamento e ao conhecimento adquirido na condução de uma empresa onde, de fato, nem tudo pode sair exatamente como planejado, mas, tudo deve ser previamente considerado.

Empreender impõe inúmeras situações que necessitarão de habilidades e competências individuais e coletivas para uma condução pautada no sucesso. A prudência representa outro fator relevante, haja vista que, empreender impõe ousadia e riscos, onde estes precisam ser minimamente calculados.

Passos para ser mais assertivo

Passo 1 – Esteja bem: entre em estado de “recurso”

Estado de recurso significa que você esteja bem. Tomar decisões no final do dia ou início da noite, com exaustão é o pior momento para tomar uma decisão.

Passo 2 – Clareza do problema, situação, porquês e resultado desejado

A maior parte das pessoas toma decisões de forma emocional. Em alguns casos, não sabem que estão tomando uma decisão, não ponderam que resultado se almeja, não mensuram as consequências para o seu negócio.

Passo 3 – Encontre o maior número de opções e alternativas.

É indicado visualizar diversas opções e alternativas, isso facilitará enxergar as vantagens e desvantagens de cada alternativa.

Passo 4 – Defina critérios e utilize ponderação se necessário.

O objetivo deste passo é criar uma tabela para que se possa calcular a melhor solução, confrontar os pontos positivos e viáveis e os pontos negativos e inviáveis.

Perguntas prévias:

Que decisão deve ser tomada?
Até quando ela tem que ser tomada?
Quem irá decidir?
Quem deveria ser consultado antes?
Quem ira ratificar ou vetar?
Quem deve ser informado da decisão?

Não tomar uma decisão é tomar a decisão de procrastinar uma decisão que talvez tenha que ser tomada.